Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2011
A Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (ENEV), entidade legítima de representação dos estudantes de Medicina Veterinária do Brasil, vem por meio desta manifestar seu apoio à mobilização dos estudantes de Veterinária do Campus de Viçosa da UFAL.
A garantia de um ensino público de qualidade sempre deve estar referendada nas condições de uma Instituição de Ensino em oferecer uma estrutura física e pedagógica adequada à formação em questão. Para a formação em Medicina Veterinária é imprescindível que se tenha um corpo docente qualificado, capaz de articular atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de laboratórios e áreas de prática de todos os eixos que norteiam nossa formação, quais sejam: ciências biológicas, clínica e cirurgia veterinária, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, produção animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública, ciências humanas e sociais, considerando apenas o que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina Veterinária[1]. Para além, é necessário também que se garanta a permanência dos estudantes, através de políticas abrangentes de assistência estudantil, que contemple necessidades básicas como moradia, alimentação e transporte.
Vivemos um período já longo de descasos com a educação em geral. No caso do ensino superior, à parte todas as investidas lançadas em ampliação de cursos pelo país afora, nem sempre esta foi adequada a um orçamento que cumprisse as demandas. Por conta disso que vemos em várias universidades casos de cursos que começam sem professores, ou com regime de contratação docente em vias mais precárias e sem dedicação exclusiva, além dos casos como o da UFAL, de precariedade pedagógico-estrutural, a qual culminou nesta mobilização.
Saudamos mais uma vez os estudantes que estão em luta. Acreditamos que a organização estudantil é um passo fundamental para que nossa formação seja de fato de qualidade. Convidamos-vos também a participar dos nossos fóruns, como forma de fortalecer ainda mais a articulação dos estudantes em todo país, a fim de que situações de descaso como essa não se repitam.
Abraços!
Coordenação Nacional da Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária