quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Carta de apresentação da Assessoria de Questão Agrária

Questão Agrária
A Veterinária em Questão
Agosto de 2009



No último Encontro Nacional dos Estudantes de Veterinária (28º ENEVET – Botucatu/SP) constituiu-se mais uma vez uma assessoria para assuntos de questão agrária na ENEV. Para alguns, nada mais natural que uma entidade que representa estudantes de um curso com alta interface no meio agrário ter um setor que traga o debate sobre a situação fundiária no país. No entanto, muitos desconhecem ou ignoram que a veterinária deve aprofundar nessa questão.

Não é de hoje que a ENEV afirma sua posição em favor da reforma agrária, conforme ela tem sido traçada pelos movimentos sociais de luta pela terra no país. Mas afirmar, por afirmar, não é o bastante. É preciso trazer essa pauta para dentro das escolas e faculdades de veterinária, assim como é importante também que as articulações com esses movimentos ocorram.

Mas como podemos fazer esse trabalho (Faculdades de Veterinária+Questão Agrária)? Com certeza isso não cabe somente a assessoria, cabe a todos militantes, ex-militantes e apoiadores da Executiva. Algumas atividades são bem possíveis de serem desenvolvidas e fomentadas no meio acadêmico, como:
• Dias de Campo em Assentamentos/Acampamentos;
• Estágios de Vivência em Áreas de Reforma Agrária;
• Divulgar Encontros, Congressos e outros eventos das Ciências Agrárias e Agroecologia com intuito
de aumentar a participação dos estudantes de veterinária frente as novas realidades sociais e
ambientais;
• Criar espaços para palestras e debates sobre Agricultura Familiar, Bem-Estar Animal, Agroecologia e
Etnoveterinária* nas universidades, que são temas que confrontam com o modelo do agronegócio
brasileiro;
• Criar grupos de estudo com essas temáticas;
• Cobrar dos docentes que ministram disciplinas como sociologia, economia e extensão rural que
levem a discussão da questão agrária para as salas de aula;
• Promover atividades em conjunto com outras executivas de Estudantes, como a FEAB e a ABEEF,
que fazem parte da Via Campesina e possuem importante ligação com os movimentos sociais do
campo.
• Utilizar as recepções de calouros para promover atividades de extensão, pautando e levando os
estudantes para áreas de reforma agrária.

Certamente existem outras maneiras de levar esse debate para os cursos de veterinária, cada local tem suas particularidades e cada representante da ENEV deverá estudar a melhor forma de trabalhar isso na sua faculdade. Mas aí já estão algumas idéias da ENEV para poderem ser desenvolvidas. Além disso, a assessoria está à disposição para colaborar na construção dessas e de outras propostas.

A Veterinária não pode ignorar a realidade agrária brasileira. A maioria dos cursos de Medicina Veterinária do Brasil ainda trabalha na lógica produtivista da agropecuária, o que é um grande erro. Pois, o recém formado que vai trabalhar no campo se depara com uma situação muito diferente daquela que ele se preparou para trabalhar na universidade. Por isso, saber fazer uma leitura do processo que vive o campo brasileiro é requisito básico para qualquer veterinário.



*A Etnoveterinária é uma ciência que envolve a opinião e o conhecimento das práticas populares utilizadas para o tratamento ou prevenção das doenças que acometem os animais (Githiori, 2006)

Assessoria de Questão Agrária
Executiva Nacional dos Estudantes Veterinária

Danilo Cavalcanti Gomes – UFMG
danbhte@yahoo.com.br

Thaís Michel – UFRGS
thaismichel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: